U.O.N - Universidade 11 de Novembro

Notícias

Escola Superior Politécnica do Zaire com a Nova Direção

No âmbito da dinâmica administrativa da Universidade 11 de Novembro, a luz dos despachos ministerial do Ensino Superior, procedeu-se em 26 de Abril de 2017, na cidade de Mbanza Kongo, o Magnifico Reitor procedeu a tomada posse de novos membros da direcção da Escola Superior Politécnico do Zaire. Tratam-se dos Professores Doutor João Mateus Marciano para ocupar o cargo de Decano e Padre Mestre André Vela Ngaba para ocupar o cargo de Vice-decano para Assuntos Académicos.

No acto da investidura, o Professor Doutor João Mateus Marciano afirmou o seu compromisso na melhoria da qualidade dos serviços da instituição que doravante dirigirá e que a sua gestão basear-se-á em três pilares: pilares: rigor, justiça e solidariedade. Para o efeito solicitou a particular colaboração dos estudantes, docentes e pessoal não docente sem no entanto esquecer-se do importantíssimo auxilio do governo da província do Zaire e da Reitoria da UON.

Ao seu turno, o novo vice-decano para assuntos académicos, considerou o momento ser ímpar e tudo fará para o alcance dos objectivos programados.

Sob presidência do solene acto de investidura, esteve o Governador da Província do Zaire, Engº. José Joana André "Joanes", que reconheceu o esforço da direção cessante pela disponibilidade que sempre tiveram ao serviço académico na província. O governante, fez recordar a melhoria dos aspectos que debilitam a gestão da instituição académica na província em prol da ciência e Desenvolvimento sustentável da região. "Contem com o meu apoio incondicional, estarei sempre disponível na melhoria de condições das infra-estruturas, no aconselhamento, no apoio pessoal e institucional.

Na qualidade de anfitrião do evento, o Professor Doutor João Fernando Manuel -Magnifico Reitor, agradeceu aos presentes e ao apoio manifestado pelo Governo da Província do Zaire pela presença e ao apoio incondicional do Engº José Joana André "Joanes"  e aproveitou  também apelar a nova direção a pautarem por uma conduta responsável no cumprimento dos exímios da instituição para que haja produtividade.

Ao usar da palavra, o alto responsável da Universidade 11 de Novembro, afirmou que a sua mensagem resumir-se-ia em três notas fundamentais:

A primeira baseia-se  na constante transferência de gestão e parafraseou: "É preciso que doravante, o Doutor João Marciano e o Metre Vela Ngaba tudo façam para que haja uma transferência de gestão, do topo a base, isto é, a comunidade académica e científica devem sentir essa gestão que se requer participativa. É preciso que o docente, o discente e o funcionário não docente, sintam-se no centro das preocupações desta gestão que ora nasce. É preciso que eles se revejam nos métodos e modus operandis  da nova gestão. É preciso que esta nova comunidade decida sobre esta comunidade, porém com a comunidade. Não sobre ela, porém com ela. Esta é a primeira nota."  

Na segunda fez menção às metáforas que lhe são característico recorrendo a sagrada escritura. Para ele, "o poder não é coisa boa. Há dois mil anos que Jesus Cristo negou o poder. Se negou é porque não é coisa boa. Existem duas referências na Bíblia que falam do poder, uma delas foi quando o satanás convidou o Filho de Deus, e do alto da montanha disse: eis que tudo te ofereço se tão somente te lançares[…] e  aquilo era poder, poder mundial. Jesus Cristo simplesmente negou e disse: ao Senhor teu Deus não tentarás! a outra é que o poder  é uma faca ou uma navalha de dois gumes. O poder quando é bem exercido dá-nos visibilidade, nos eleva, somos citados, somos referenciados, porém, o contrário também é válido quando mal exercido. Portanto, meus senhores, digníssimo colega João Marciano, digníssimo colega Vela Ngaba, este poder que vos é hoje oficialmente outorgado é para ser exercido com rigor e usado com simplicidade, com honestidade."

A terceira nota é uma nota de agradecimento dirigida à direcção cessante e para todos que de forma directa ou indirecta deram o seu contributo para o normal funcionamento da instituição.  "Assistimos hoje a tomada de posse. Estamos a falar de posse numa instituição que já existe. Esta instituição foi criada e mantida por pessoas que hoje, dentro da dinâmica administrativa, cedem lugar à outros. É preciso reconhecer quem por aqui passou. Portanto, uma nota de agradecimento e de carinho ao Doutor Duku Di Tchiangolo que connosco esteve, cuja a dinâmica administrativa dá hoje lugar ao Doutor Marciano. Uma palavra de muito carinho à Doutora Cecília Chibinda, mulher de muito respeito, e que admiro, que também dá lugar ao Padre Vela Ngaba, que doravante assumirá os destinos académicos desta instituição."

È de recordar que João Mateus Marciano já desempenhou a função de Coordenador do polo do Soyo da Escola Superior do Zaire a qual actualmente assume a função de Decano.

________________________

Fonte: GICD

Newsletter

Assina a nossa Newsletter para receber publicações da Universidade na sua caixa de correio electrónico

Contactos

Contacte-nos para mais informações:
  • Informação Geral: +244 231 222 935

Redes Sociais

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas publicações
Está em... Inicio Notícias & Eventos Notícias Escola Superior Politécnica do Zaire com a Nova Direção