U.O.N - Universidade 11 de Novembro

Notícias

Discurso de Sua Excelência, Vice-Govemador para o Sector Económico, no Acto de Abertura do Ano Académico 2016

Exmo. Prof. Doutor João Femando Manuel, Magnífico Reitor  da Universidade 11 de Novembro;

Digníssimos Vice-Reitores da Universidade 11 de Novembro;

Senhores Membros do Governo;

Digníssimos Decanos e Vice-Decanos das Distintas Faculdades da Universidade 11 de Novembro;

Exmo. Prof. Carlos Manuel Teixeira, Prelector;

Caros Docentes e Discentes;

Prezados Convidados;

Minhas Senhoras e Meus Senhores.

 

Queremos em primeiro lugar agradecer em nome de Sua Excelência Dra. Aldina Matilde Barros da Lomba Catembo, Governadora da Província de Cabinda, o convite formulado pela Universidade 11 de Novembro, Região Académica III, para presidirmos o acta de abertura solene do ano académico de 2016 e, seguidamente aproveitar a ocasião para transmitir os cumprimentos de Sua Ex." Sr.a Governadora da Província aos ilustres presentes.

Permitam-nos, Excelências, começar este discurso, rendendo uma sentida homenagem aos três bolseiros angolanos que no passado dia 20 de Fevereiro do ano em curso, perderam as suas vidas na República Russa, onde frequentavam o ensino superior, sendo um deles, Geraldo Vaba, natural da província de Cabinda. Em memória de quem pedimos aos presentes para que rendamos um minuto de silêncio.

 

 

Minhas Senhoras e Meus Senhores!

Há sensivelmente seis anos que o Executivo Angolano criou a Universidade Onze de Novembro Região Académica III, fruto do desmembramento do então Centro Universitário de Cabinda (CUC) da Universidade Agostinho Neto.

Ao longo deste período, a Universidade Onze de Novembro tem se afirmado como um verdadeiro laboratório do saber científico, tornando-se assim, numa indispensável base de conhecimentos necessários para o desenvolvimento do país.

Estamos certos de que os desafios que a Universidade tem não são fáceis a julgar pela conjuntura actual do país, mas também, acreditamos que este novo ciclo histórico que o país está a viver, demanda de todos nós novas soluções.

Soluções que visem almejar um ensino superior que tenha no conhecimento e na inovação o seu trunfo competitivo; uma formação que esteja assente na pesquisa, na afirmação e na aplicação, do saber técnico e científico.


Minhas Senhoras e Meus Senhores;

Nos últimos anos foram implementadas no país, varias medidas tendo em vista a melhoria da qualidade global do ensino superior. Entre elas destacamos o Plano Nacional de Formação de Quadros que tem como estratégia, até 2025, promover o acesso dos angolanos a um emprego produtivo qualificado e assegurar a valorização sustentável dos recursos humanos nacionais. A dinâmica técnico-científica que caracteriza a globalização, nesta era cada vez mais competitiva, exige quadros altamente capacitados.

Daí o nosso apelo aos estudantes que estão a entrar pela primeira vez nesta instituição de Ensino Superior e aos demais estudantes bem como aos docentes, para que se engajem com afinco e dedicação nas respectivas responsabilidades, sem descurar das línguas, das TIC's, do empreendedorismo, da atitude criativa e investigativa, pois que, a sociedade espera da Universidade, soluções.

Bem haja o saber.

Com estas palavras declaramos, em Nome de Sua Excelência a Governadora da Província, Dr." Aldina Matilde Barros da Lomba Catembo, aberto o ano
Académico 2016, na Universidade Onze de Novembro, Região Académica III.

Muito Obrigado.

 

Abertura do Ano Académico 2016 - UON aposta na qualidade

Depois do acto Central da Abertura Oficial do Ano Académico 2016 ocorrido na cidade do Sumbe, Província de Kwanza Sul, decorreu no Centro Cultural do Chiloango, Sexta feira 04 de Março do presente ano, O Acto Solene de Abertura do Académico 2016 na Região Académica III que compreende as províncias de Cabinda e Zaire. A cerimónia presidida por Sua. Excelência Dr. Romão Macário Lembe, Vice-Governador para Sector Económico em representação da Sua Exa. Governadora da Província de Cabinda, Dra. Aldina Matilde Barros da Lomba Catembo. Também fizeram parte da mesa de presidium o Magnifico Reitor da UON Prof. Doutor João Fernando Manuel e Vices-Reitores para a área Académica e Vida-Estudantil, Luzayadio André, Vice-Reitor para Assuntos Científicos e Pós-Graduação Profa. Doutora Helena Berta Vando Marciano e Vice Reitor para Administração e Gestão Dr. Paulino de Graça Puna.

No seu discurso, o Magnifico Reitor, reafirmou a aposta da UON para um ensino de qualidade, implementação e manutenção dos cursos de mestrados na instituição que dirige. “Aproveito o ensejo para informar-vos, a coragem com a dedicação que a universidade toma para implementar já este ano lectivo alguns mestrados em Direito, Gestão de Empresa e em Ciências da Educação.”

Quanto a essência baixa qualidade, o alto responsável da instituição apontou 3 principais empecilhos:

  1.  O primeiro são as debilidades que os recém estudantes trazem do subsistema inferior,
  2. O segundo, a inexistência de infra-estrutura de apoio a investigação científica nas instituições de ensino superior.
  3. O terceiro a fraca auto-superação dos docentes.

Quanto aos números, a instituição cresceu com mais 2700 estudantes recém-ingressados contra os 2.600 admitidos no ano anterior.

 Ao seu turno, o Vice-Governador, da Província afirmou ser notório o crescimento e o desenvolvimento da UON. “A Região Académica III é fruto do desmembramento da universidade Agostinho Neto, Ao longo deste tempo, a universidade 11 de Novembro tem se afirmado como um verdadeiro laboratório do conhecimento cientifico tornando-se assim numa indispensável base do conhecimento necessários para o desenvolvimento da nossa província e do país”.

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Fonte: Departamento de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

Por: Jeremias Guilherme

Tópicos dos Cursos de Ensino de Matemática e Psicologia para Exames de Acesso 2016

ENSINO DE MATEMÁTICA

1.      1. Trabalho com variáveis

a)      Fórmula de binómio

b)      Decomposição de trinómios em factores.

c)      Determinação do factor comum. 

d)     Diferença de quadrados

2.       2. Funções lineares

a)      O sistema de coordenadas rectangulares

b)      Determinação do declive de uma função linear

c)      Representação gráfica de uma função linear

e)      Resolução de equações fraccionarias. Determinação do mínimo denominador comum

3.        3. Sistema de equações lineares a duas variáveis

a)      Problemas

4.       4. Equações do segundo grau

a)      Resolução de equações do segundo grau. A Fórmula resolvente

5.       5. unções quadráticas. Representação gráfica

6.       6. A equação cartesiana da recta. Sua representação gráfica

a)      Cálculo da distância entre dois pontos

b)      Cálculo da distância de um ponto a uma recta

7.        7. Determinação de volumes e áreas de corpos geométricos (Pirâmides, paralelepípedo, cilindros e cones de revolução)

8.        8. Cálculo diferencial e integral

a)      Regras de derivação

b)      Regras de integração.

 

 

ENSINO DE PSICOLOGIA

1.      CULTURA GERAL

PSICOLOGIA

 2.1: História da psicologia.

 2.1.1: Objecto de estudo de cada uma das correntes/movimentos da psicologia e seus principais representantes.

 2.1.2 Algumas correntes filosóficas e suas contribuições para o surgimentos e desenvolvimento da psicologia.

  2.1.3 A correntes naturalista e sua contribuições para o surgimento e desenvolvimento da psicologia.

 2.1.4 Fundamentais etapas do desenvolvimento da psicologia.

2.2: Alguns fundamentos teórico- metodológicos da psicologia

2.2.1: Objecto de estudo/alguns objectivos/principais tarefas da psicologia

2.2.2: A subjectividades humanas (fenómenos psíquicos /processos psíquicos/qualidades psíquicas)

2.2.3: Ciências afins á psicologia/disciplinas  ou ramos da psicologia.

2.2.4: Sexo e sexualidade

2.2.5 Principais transtornos da personalidade e de comportamento

2.2.6 – Alguns métodos e técnicas de investigação na psicologia.

2.3 – Psicologia do desenvolvimento

2.3.1 Factores biológicos e sociais que participam na formação da psique e personalidade humana

2.3.2  Principais teorias sobre o desenvolvimento humano

3.3.3 A comunicação durante o processo da aprendizagem do homem.

3.3.4 Alguns pedagogos contemporâneos de maior dimensão cientifica e sua contribuição ao pensamento psicopedagógico humanista.

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