U.O.N - Universidade 11 de Novembro

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Tópicos do Curso de Pedagogia para Exames de Acesso 2016

PEDAGOGIA

1-Cultura Geral.

 2- Psicologia.

- Psicologia com Ciência.

- Movimentos ou correntes da psicologia Moderna.

3- Pedagogia.

- Objecto de estudo da pedagogia.

- Objectivos da pedagogia.

- Ramos, categorias, relação com outras ciências.

4- Didática.

- Didática como ciência.

- Componentes do processo de ensino e aprendizagem (Objectivos, conteúdos, meios, avaliação, formas do processo de ensino)

5- Teoria de Aprendizagem.

- Aprendizagem Social (Albert Bandura)

- Aprendizagem Socio- cognitivista (Vygotsky)

- Aprendizagem construtiva (Jan Piaget)

6- Tendência ou correntes pedagógica (José Carlos Libâneo)

 7- Alguns pensadores da educação e sua contribuição.

- Sócrates (métudo socrático)

- Coménius (Didática magna)

- John Dewey (Pedagogia nova)

- Rousseau (Liberdade da criança)

- Isabel Alarcão (escola reflexiva)

- António Nóvoa (Formação de professores)

- Paulo Freire (Pedagogia bancaria)

- Howard Gadner (Inteligências Multiplas)

- Carlos Rogers (Pedagogia não Directiva)

- Phillipe Perrenoud (Competências na educação)

- Donald Shon (Professor Reflexivo)

Tópicos dos Cursos de Enfermagem e Analises Clinicas para Exames de Acesso 2016

INDICAÇÕES SOBRE A ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA

 1. ADVERTÊNCIAS

1.      A apresentação destes tópicos conteudísticos não anula a consulta de outros conteúdos constantes nos programas de Língua Portuguesa do 9º ao 12º ano, ou 13ª ano nos casos em que se aplica.

2.    Ainda que se trate de tópicos únicos para todos os candidatos, o grau de exigência variará entre candidatos ao curso de Língua Portuguesa e candidatos a outros cursos.

 2. OBJECTIVOS DA PROVA DE ADMISSÃO

A prova pela qual se elaboram os tópicos abaixo discriminados terá os seguintes objectivos:

 a) PARA CANDIDATOS A OUTROS CURSOS:

1)      Testar a cultura geral a nível da produção literária no espaço da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

2)      Verificar as competências dos candidatos em relação à realidade sociolinguística do espaço lusófono, assim como do ponto de vista do bom uso das regras do funcionamento da Língua Portuguesa.

b) PARA CANDIDATOS AO CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1        Testar a cultura geral a nível da produção literária no espaço da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

2        Verificar as competências dos candidatos em relação à realidade sociolinguística do espaço lusófono, assim como do ponto de vista do bom uso das regras do funcionamento da Língua Portuguesa.

3        Avaliar a compreensão escrita do candidato a partir da leitura crítica de textos.

4        Avaliar a qualidade da produção textual do candidato com recurso ao desenvolvimento de tópicos sugeridos ou de escolha individual.

3. TÓPICOS A CONSIDERAR

·         Principais causas e consequências da expansão da Língua Portuguesa pelo mundo.

·         Produção literária no espaço lusófono: autores e obras lusófonos.

·         Comunicação e linguagem: especificidades da comunicação oral e escrita; vícios comuns na comunicação oral e escrita.

·         Divisão silábica, translineação, acentuação, pontuação, maiusculização, caligrafia e ortografia.

·         Classes morfológicas: por exemplo, o uso correcto do verbo e sua adequação ao contexto, em situação de comunicação; pronominalização, verbalização e nominalização; regências e implicações semânticas.

·        Relações semânticas entre as palavras: polissemia, sinonímia, antonímia, homografia, homofonia, homonímia, paronímia, hiponímia e hiperonímia; processo de enriquecimento lexical: neologismos e derivação.

·     Relações sintagmáticas entre palavras e orações: sintagmas; coordenação e subordinação; tipos e formas de frases; processos enfáticos da frase.

·     Processo de comunicação escrita: texto literário vs texto não literário; modos, géneros e subgéneros literários; literariedade.

 Bibliografia recomendada

Estrela, Edite & Pinto-Correia, J. David (2001). Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social. Lisboa: Editorial Notícias (5ª edição).

Cunha, Celso & Cintra, Lindley (2002). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa (17ª edição).

Ventura; Helena (2003). Guia de Verbos com Preposições. LIDEL.

Miguel, Maria Helena, Convergências (s/d). Manual Universitário de Português. Luanda.

Pinto, José Manuel de Castro & Lopes, Maria do Céu Vieira (2004). Gramática do Português Moderno. Lisboa: Plátano Editores (5ª edição).

Freire, António (1996). Técnicas de Expressão do Português. Braga: Edições APPACDM.

Campbell, John (1993). Técnicas de Expressão Oral. Lisboa: Editorial Presença (1ª edição).

Carvalho, J. A. B. (1999). O ensino da escrita – da teoria às práticas pedagógicas. Braga: Instituto de Educação e Psicologia. Universidade do Minho.

Teyssier, Paul (1994). História da Língua Portuguesa. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora (6ª edição).

Duarte, Inês (2000). Língua Portuguesa - Instrumento de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Oliveira, Maria Manuel (2005). Fábrica do Texto – Guia para a produção de diferentes tipos de textos. Cascais: Arte Plural Editores.

Porto Editora (2008). Dicionário de Verbos Portugueses. Porto: Porto Editora.

Monteiro, Deolinda & PESSOA, Beatriz (1999). Guia Prático dos Verbos Portugueses. Lisboa: Lidel.

Laranjeira, Pires (1996). Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta.

 

 

INDICAÇÕES SOBRE A ÁREA DE BIOLOGIA

 Unidade #  1-  Biologia: O estudo da vida

  • Características gerais dos seres vivos
  • Composição química do ser vivo: Substâncias orgânicas e inorgânicas

§  Unidade #  2 -  A célula como unidade básica da estrutura dos seres vivos

  • Tipos de células
  • Estudo da célula procariota: Estrutura e funções
  • Importância das bactérias
  • Estudo da célula eucariota: principais componentes e suas funções
  • Metabolismo celular
  • Divisão celular: Mitose e Meiose
  • Diferença entre célula procariota e eucariota

§  Unidade #  3    Bases de Anatomia e fisiologia humana

  • Sistema digestivo
  • Sistema respiratório
  • Sistema tecmentar (pele)
  • Sistema esquelético
  • Sistema circulatório
  • Sistema reprodutor e hormônios

§  Unidade #  4   Saúde, doença e promoção da saúde

Principais parasitas

  • Acção dos parasitas sobre hospedeiro
  • Bactérias parasitas

Principais doenças provocadas por algumas bactérias

  • Fungos parasitas
  • Vermes parasitas
  • Vírus 

Estrutura dos vírus

Principais doenças provocadas por vírus

  • As protozooses
  • Problemas ambientais afectam saúde humana.

§  Unidade #  5 - Genética

  • Ácidos nucleicos
  • Localização dos ácidos nucleicos
  • Estrutura e funções do DNA e RNA
  • Código genético e Síntese de proteína
  • Transmissão da informação genética
  • Duplicação do DNA
  • Importância dos avanços da engenharia genética (Biotecnologia) para humanidade

 

 

INDICAÇÕES SOBRE A ÁREA DE QUÍMICA GERAL

 1-      Módulo 1: Substâncias simples e compostas

1.1-            Substancias puras

1.2-            Misturas

1.3-            Dissoluções

1.4-            Separação dos componentes

 2- Módulo 3: Fórmulas químicas e substâncias compostas

2.1- Estrutura, Classificação e nomenclatura dos Óxidos, Ácidos, Sais e Hidróxidos 

 3- Módulo 4: Orbitais e números de oxidação

3.1- Estrutura do átomo

3.2- Princípio de exclusão de Pauli

3.3- Regra de Hund

3.5- Configuração electrónica dos elementos pela notação nlx.

3.6- Oxidação e redução

3.7- Número de oxidação e o seu cálculo.

 4.1- Módulo 5: Reacções químicas

4.2- Tipos de ligação química 

4.3- Tipos de recções químicas

4.4- Acerto de equações

 5- Módulo 6: Dissoluções e Cálculos

5.1- Tipos de dissoluções

5.2- Características das dissoluções

5.3- Massa molecular

5.4- Número de Avogadro

5.5- Cálculos de:

5.6- Quantidade de substância

5.7- Concentração molar

5.8- Concentração mássica

 6- Módulo 7: Lei Periódica

6.1- A classificação periódica.

6.2- Periodicidade de algumas propriedades: tamanho dos átomos e dos iões, energia de ionização, afinidade electrónica, carácter metálico

6.3- Características electrónicas e a posição dos elementos na tabela periódica.

 QUÍMICA ORGÂNICA

7- Módulo 8: Os hidrocarbonetos e alguns compostos Orgânicos Oxigenados

7.1- A tetravalência de átomos de carbono

7.2- Os hidrocarbonetos; Estrutura e nomenclatura de:

 Alcanos, Alcenos ou Alquenos, Alcinos ou Alquinos

7.3- Estrutura e nomenclatura de alguns compostos Orgânicos oxigenados:

 Álcoois, Aldehidos, Cetonas e Ácidos Carboxílicos

7.4- lsómeria

 Alguns títulos bibliográficos  recomendados

1-      MANUAL DE QUÍMICA DA 7ª, 8ª, 9ª, 10ª 11ª e 12ª classes da R. de Angola

2-      RAYMOND CHANG, - Química 5a edição

3-      PINHEIRO R. LARA , E .CALERO MARTIN, J. LABADIE SUAREZ- Química General.

4-      R. BOYD,  R. MORISON, -  Química Orgânica 13a edição.

5-      ADRIANO B. S. NUNES, JOSÉ A TEIXEIRA, - Química 9o ano de escolaridade.

6-      RAMIREZ  R. L.  - Química General

7-      ARENDS, R. I. (1995). Aprender a ensinar, Lisboa: Mac Graw Hill.

8-      CORREIA, C. E Outros (1998), Química 10. Ano e 11. Ano, Potro Editora.

9-      ESTRELA, A. (1996), Teoria e prática de Observação de classes, Lisboa.

10-  McGRAW-HILL (1994), Química Orgânica, gráfica Editora, FCA.

11-  NENDONÇA, R. (1997), jogo de partículas. Química 10. Ano. Lisboa, texto Editora.

12-  PONJUAN, A. B. (1990), Química Inorgânica. La Habana, P.E.

13-  RAFAEL; L. (1991). Química General Superior, La Habana, P.E.

14-  RUSSELL; J. B. (1994), Química Geral, Editora Santuário, Sao Paulo.

15-  Manual de química de 11. E 12. Classes, cuba

16-  PINHEIRO, A.R.L; MARTIN, E.C. e SUAREZ, J. L. (1990), química General, Cuba.

17-  Outros manuais que tenham o conteúdo indicado.

Universidade 11 de Novembro, inicia inscrições para exames de acesso 2016

Iniciaram nesta terça-feira dia 05 de Janeiro de 2016 nas distintas Unidades Orgânicas da Universidade 11 de Novembro situadas nas províncias de Cabinda e Zaire, as inscrições para os exames de acesso do ano lectivo 2016. Na manhã de hoje, o público interessado em prosseguir os seus estudos superiores na única Universidade Pública da Região Académica III, fluiu aos postos de atendimento.

Segundo fontes oficias da Reitoria da Universidade, estão disponíveis quase 2500 vagas para novos candidatos.

Conforme o documento tornado público, os candidatos com o ensino médio concluído ou equivalente, poderão concorrer as vagas nas áreas de Ciências da Educação, Saúde, Economia, Gestão, Direito e Engenharias com excepção ao curso de Medicina que requer candidatos com perfil académico anterior em ciências da saúde ou que tenham nos seus currículos as disciplinas de Biologia, Física e Química.

A inscrição é feita de forma presencial nas unidades orgânicas pela comissão criada para o efeito, com recurso ao sistema inovado com tecnologias de correcção automática dos exames de acesso através de dispositivos informáticos que tornará mais célere a publicação dos resultados comparativamente aos anos anteriores.

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Fonte: Departamento de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Editado por: Jeremias Guilherme

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